Artesanato com material reciclado

Artesanato com material reciclado

Nos dias de hoje há muitas pessoas com gosto pelo artesanato nas mais variadas vertentes, desde a bijutaria, madeiras, costura criativa, escultura, cestaria, enfim muitas são as actividade que se desenvolvem por esse mundo fora. Hoje vamos falar de artesanato com material reciclado. Utilizar materiais que supostamente estão em fim de vida é contribuir para a diminuição de resíduos  que vão contaminando o nosso planeta e levam muitos anos a decompor. A utilização desses produtos dando-lhe uma nova vida é uma excelente ideia para contribuir para um meio ambiente mais limpo e saudável.

A criatividade não tem limites e quando achamos que já vimos tudo eis que surge uma nova alternativa para poder reutilizar os produtos em fim de vida.  Se prestarmos atenção facilmente encontramos inspirações à nossa volta. Em revistas, na internet, feiras de artesanato exposições, existe um leque muito variado. Para além das inspirações que vão surgindo a qualquer esquina, acontece-me muitas vez, ver alguma coisa que me desperta o interesse e com muita facilidade idealizo outra com base nessa inspiração. O que eu chamo o toque pessoal.

Artesanato com garrafas pet

Existem vário tipos de aproveitamento que podemos fazer com as garrafa pet, pudemos usar as tampas para fazer um jogo de memória, os fundos das garrafas para fazer flores, a garrafa para fazer vassoura, a garrafa cheia de água para fazer de lâmpada quando embutidas nas telhas, brinquedos, pendentes, puffs, sacos, entre outros. Não tem fim esta lista e à medida que vai começando a fazer vão surgindo sempre novas ideias cada vez mas criativas porque a criatividade não tem limites.

Artesanato com garrafas de vidro

Eu confesso sou apaixonada por alguns trabalhos feitos com o aproveitamento das garrafas de vidro, desde candeeiros, castiçais, jardins, colecções, aquários, luminárias. Muitas ideias para reutilizar, cortando as garrafas, forrando ou mesmo só no seu estado, dito, normal, apenas a sua utilização para outros fins, como por exemplo jarras. Acho o máximo e um charme especialmente os castiçais com garrafas de vidro.

Artesanato com paletes, caixas e caixotes de madeira

As paletes aparentemente podem parecer um matéria um pouco grosseira, mas acredito que à medida que vai vendo trabalhos realizados como o berço para bebé de paletes recicladas, os móveis de jardim, as camas ou os bancos suspensos, aposto que vai mudar de ideias. Até porque se não gostar do aspecto rústico pode sempre pintar.

Artesanato com papel

O arte de trabalhar o papel é uma coisa fascinante, no entanto ainda caímos  muitas vezes no erro de desperdiçar os restos de papel, cartão que vão aparecendo por nossas casas. Sabia que há quem faça móveis com cartão, já pensou numa linda casinha de brincar para os seus filhotes, quem não gosta dos quadros de rolinho de papel? Sabia que pode aproveitar as caixas dos creiais para fazer cartonagem? Com o papel reciclado fazem-se trabalhos lindos desde postais a capas de cadernos. Ideias não faltam e quando se trata de artesanato com material reciclado “são como as cerejas” vêm sempre muitas umas a trás das outras. Mas podem sempre começar a experimentar e fazer um painel de papel reciclado, quadro com rolos de papel ou ainda uma cabeceira com cartolina.

Artesanato com latas de metal

Tal como o vidro a lata de metal também não é um material condutor, o que significa que são óptimas para castiçais com furinhos penduradas ou em cima de uma mesa de jardim ficam o máximo, mas a idealização de peças com latas é da mesma forma que os outros materiais um mundo sem fim, pode forrar com tecido ou papel e servir de porta lápis, pode utilizar a técnica de decoupage, fazer caixas para o chá, fazer bonecos e pendentes  e a lista poderia continuar, porque vai sempre surgindo mais uma ideia.

Artesanato com pacotes de leite  e sumo

Os pacotes de leite antes de serem utilizado devem ser muito bem lavados para evitar o odor a azedo que fica no pacote, melhor ainda é levar antes de guardar, assim a probabilidade de ter mau cheiro e muito menor. Há dias numa das minha pesquisas pela internet encontrei um trabalho estupendo com pacotes de leite ou sumo, uma casinha de jardim feita para uma menina com muita dedicação do pai, lindo, lindo. Mas para além desse trabalho existem muitas outras possibilidades, carteiras, caixas, sacos, sofás, enfim tal como todos os outros materiais as ideia vão aparecendo conforme vamos realizando as nossas obras de artesanato com o material reciclado.

Quem gosta de fazer artesanato certamente vai adorar a ideia de fazer artesanato com material reciclado se não é já fã. Para além de trabalhos lindos ainda tem a vantagem da matéria prima ser muito mais barata ou na maioria dos caso gratuita. Basta usar a sua imaginação e deixar a criatividade fluir. Se mesmo depois de concluir as suas obras de artesanato reciclado ainda sobrarem alguns desperdícios, o melhor é aprender como fazer a reciclagem do lixo de forma correta, a natureza agradece. Bom trabalho

Pode gostar também de ver:

Publicado por: Como Reciclar | Em: 31 de Janeiro de 2013
Publicado em Artesanato com as etiquetas , , , , , , . Salve o url nos favoritos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>