Berço de bebé

Berço de bebé

Quem pensa que a reutilização de paletes é grosseiro e sem charme está perfeitamente enganado. Uma das provas é este berço de bebé, trabalho fantástico que encontrei por ai na Internet, feito de madeira das paletes. Por vezes, olhamos para as paletes que ficara e já não tem utilidade e pensamos em com nos desenvencilhar desses monos, sem nos apercebermos dos trabalhos lindos que podemos fazer.

Este tipo de trabalho quer alguma perícia e gosto pelo bricolage, não é complicado mas é necessária alguma técnica. Claro que as pessoas que moram em apartamentos ter um  espaço para este tipo de trabalho é mais difícil, mas provavelmente também não tem problemas em armazenar este tipo de objectos em fim de vida.

Planear a estrutura do berço de bebé

E estrutura do berço de bebé depende das suas opções. Se pretende que tenha mais utilidade depois de o bebé crescer; se tem espaço ou não, etc. Atendendo à sua opção deve ter atenção à dimensão dos colchões. Nos vamos fazer a estrutura para um berço com 2 metros de comprimento e 95 cm de largura.

Desta forma quando o bebé crescer e o berço já não tiver utilidade serve perfeitamente de cadeira de baloiço para um alpendre. Depois de juntar as paletes  suficientes e as desmanchar temos a nossa matéria prima pronta para dar início ao nosso trabalho.

Construção do berço de bebé

Para poder realizar formato de lua nós vamos precisar de 2 bases no mesmo formato. Para criar essas bases precisamos de uma prancha de madeira que nos permita cortar o desenho da lua que desejamos duas vezes. Esta tarefa tem de ser feita com madeira com a mesma medida que o diâmetro da lua que queremos. Normalmente não fica de sobra nas nossas arrecadações, ou compramos a prancha desenhamos a lua e cortamos com o tico-tico ou vamos directamente a uma carpintaria para nos cortar a estrutura propriamente dita do berço. A estrutura deve ter pelo menos uns 3 cm de grossura, para depois podermos pregar as ripas de madeira, nas laterais e nos topos.

Depois de termos a estrutura começamos por pregar as ripas nas laterais. As ripas que ficam na zona dos topos  deve ficar ligeiramente mais fora das estrutura exactamente a medida da espessura das ripas que vamos pregar nos topos e para que desta forma fico unida a lateral com o topo sem desníveis. Nas zonas que não tem topo, ou seja na parte da frente do berço ficam à face da estrutura. Depois das laterais feitas com a ajuda de outra pessoa para manter as duas laterais paralelas pregamos as ripas no topo do berço. E já estamos a mais de meio caminho para o nosso berço estar terminado.

Pequenos pormenores no berço de bebé

A base do berço de bebé já esta construída agora vamos aos pequenos pormenores. Para que o colchão  fique na altura desejada que é mais ou menos à face do corte que faz o Minguante vamos colocar 2 ripas a travar os cantos na altura do colchão e do estrado mais ou menos uns 25 cm. Atenção meça o colchão e o estrado, pode ser diferente e depois não ficar satisfeito, porque não fica na altura que deseja.

Para que entre alguma luz podemos desenhar umas estrelinhas  nas laterais e cortar com o tico-tico. E só fica a faltar um calço que vai travar o baloiço do berço, na minha opinião o calço deve ser removível, para poder baloiçar o bebé sempre que necessário. Para isso podemos colocar nos topos uma ripa ou tronco como na imagem de forma a ter uma espécie de dobradiça que permita levantar o tronco e assim poder servir de baloiço.

Depois de tratar de todos os pormenores passamos à fase de lixar. Muito importante esta fase, para que não haja qualquer perigo, uma vez que a madeira das paletes não tem um acabamento muito liso, sendo muito importante este trabalho para a segurança quer do bebé quer dos papás. Depois de tudo muito bem lixado, vamos passar Bondex para proteger a madeira. Deve aplicar mais do que uma vez, deixar secar muito bem lixar e voltar a aplicar. Se achar necessário aplique mais uma vez.  No caso de querer pintar de branco ou outra cor ao seu gosto, depois do Bondex aplique um primário, deixe secar e só depois aplique a tinta, deixe secar e se achar conveniente aplique novamente. E está o berço de bebé construído.

Tal como disse este trabalho é um encanto e fica bem em qualquer quarto bebé dando-lhe muito estilo e um charme inconfundível. É preciso alguma perícia mas nada de anormal para que gosta de bricolage. Tenho a certeza que este berço de bebé irá fazer muito sucesso. Muitas felicidade e bom trabalho

Pode gostar também de ver:

Publicado por: Como Reciclar | Em: 19 de Janeiro de 2013
Publicado em Madeira com as etiquetas , , , , , , . Salve o url nos favoritos.

Uma resposta para Berço de bebé

  1. tatyanecardoso disse:

    adorei esta ideia ja vou fazer estou de nove messes mas da tempo beijo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>