Candeeiro de croché

Candeeiro de croché

Eu sou do tempo em que ainda em menina já se começava a fazer enxoval. Lembro-me muito bem, ainda não tinha 11 anos já tinha algumas peças de enxoval. Mas os tempos mudam e à medida que o tempo vai passando há algumas coisas que vão ficando fora de moda e vão surgindo outras mais modernas no mercado de decoração, como é o caso dos naperons de croché que podem ser transformados num lindo candeeiro de croché.

Há algumas peças que são muito especiais, porque foram oferta de pessoas que já não estão entre nós e que eu amava muito, por isso gosto de as ter. Eu tenho um jogo de naperons em croché, de cozinha  feito pelas mão enrugadas da minha bisavó que eu adorava e que me ajudou a criar e sem duvida contribuiu para o meu gosto pela costura e tudo o que seja trabalho manual. Está-me nos génese tanto da parte do pai como da parte da mãe.

Estou a pensar em criar um candeeiro de croché  deste género com os naperons feitos pela minha bisavó.

Material necessário para candeeiro de croché

  • Croché
  • Cola branca
  • Balão
  • Instalação eléctrica para candeeiro

Este tipo de trabalho pode ser feio de uma só cor ou várias cores aproveitando pequenos square de croché ou naperons que já não usa e estão no fundo de uma gaveta sem utilidade.

Realização do candeeiro de croché

passo a passo candeeiro de croche

Para realizar o candeeiro de croché começamos por encher o balão, grande ou médio, conforme o seu gosto e necessidade. Num recipiente misturamos a cola branca com água, mais ou menos 2 partes de cola para 1 de água. Após fazer a mistura passa as peças de croché, até ficarem ensopadas e coloca sobre o balão unindo todas as peças umas às outras e formando uma bola. Lembre-se que deve deixar uma abertura na parte superior para passar o fio da instalação eléctrica e na parte inferior espaço para colocar e trocar a lâmpada.

Mas se desejar apenas fazer umas bolas de croché sem abertura para o candeeiro também é uma excelente ideia de decoração. Depois do balão coberto com os square de croché e bem unidos basta esperar que seque muito bem que fique com a forma do balão, dependendo da humidade, deve esperar pelo menos 48 horas. Quando estiver seco rebenta o balão. Se gostar, pode pintar no fim de seco, ou pode deixar o original. Agora para o candeeiro  de croché ficar pronto só falta fazer a instalação eléctrica.

Este trabalho é muito simples e fica um encanto. Saber que pode dar vida a peças que estavam no fundo do baú e que tem muito significado para nós e ainda assim poupar no orçamento e ao mesmo tempo contribuir para poupar nos gastos de energia despendidos para fazer um candeeiro normal sem personalidade e por vezes caro, é sempre reconfortante. Assim tem um candeeiro de croché único, personalizado e com muito significado para si. Espero que goste da ideia. Bom trabalho.

Publicado por: Como Reciclar | Em: 7 de Fevereiro de 2013
Publicado em Artesanato com as etiquetas , , , , . Salve o url nos favoritos.

3 Respostas para Candeeiro de croché

  1. luisa maria miranda goncalves disse:

    ola , adoro reciclar,

  2. Márcia Miranda disse:

    Muito lindo o seu trabalho, adorei!!!!!!!!!!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *