Como fazer luminária de lata

Como fazer luminária de lata

Os dias ainda estão frios mas com este sol a espreitar todos os dias já a minha imaginação  vagueia pelas noites quentes de verão. Um cantinho acolhedor ao ar livre é sempre bem vindo para quem gosta de desfrutar dos prazeres de ficar em casa. Em família, com amigos ou em paz consigo mesmo. Quando me cruzei com esta magnífica ideia comecei logo a idealizar a melhor forma para vos partilhar como fazer luminária de lata.

Tal como já referi no artigo sobre artesanato com materiais reciclados, as latas são um excelente material para fazer castiçais e luminárias, uma vez que se trata de uma matéria não condutora. É sempre importante prestar atenção às regras de segurança. Todo o cuidado é pouco no que respeita  à segurança quando estamos a falar de prevenir incêndios.

Materiais usados para fazer luminária de lata

grampo sargento para fazer luminária de lata

  • Lata tamanho desejado
  • Prego grande ( barrote) e outros
  • Grampos sargentos
  • Barrote de madeira com espessura suficiente para a lata entrar
  • Desenho que se pretende
  • Martelo
  • tinta spray anti ferrugem
  • Fita cola

Realização da luminária de lata

Realizar a luminária de lata é uma tarefa bastante simples. Começamos por amarrar o barrote de madeira a uma mesa de trabalho deixando de fora a medida suficiente para a lata entrar no barrote para depois fazer os furos com o martelo.

desenho para lata para a luminária de lata

Se é um artista e tem imaginação e habilidade para fazer os desenho com os furos sem a ajuda de um desenho, parabéns! Mas para quem não tem assim tanto jeito existe a possibilidade de procurar o desenho que quer fazer e imprimir,pode procurar em revistas ou na internet, por exemplo, depois cola à volta da lata com fita cola e depois fazer os furos conforme o desenho. Existem muitas alternativas eu estou a pensar fazer com formas geométricas de um papel de parede que eu gosto muito, mas pode optar por qualquer outra alternativa, círculos, corações, flores, etc., a sua imaginação é que dita os seu limite. Os furos podem ter várias espessuras e formatos e para isso acontecer basta ter pregos diferentes. Depois de fazer o desenho com os furos, retira o papel do desenho e passa tinta spray  conforme as instruções e sempre tendo em conta as regras de segurança. A tinta pode ter qualquer cor que desejar, mas convém ter tratamento anti ferrugem, porque se trata de objectos que podem estar em contacto com água, uma vez que estão ao ar livre.

Se pretender que a luminária fique apoiada no chão ou em cima de algum muro, móvel ou mesmo no chão não precisa fazer 2 furos extra para colocar arame para depois pendurar, mas se desejar que tenha essa funcionalidade terá de tratar disso. Pode ser um arame ou mesmo uma corrente fina que se compra nas casas de utilidades.

Esta é uma forma económica de dar um toque especial a um cantinho acolhedor no seu jardim onde pode passar bons momentos. Depois de saber com fazer luminária de lata, pode colocar mão à obra e transformar as latas que vai usando em casa transformando-as desta forma tão simples a acima de tudo contribuindo para um meio ambiente mais saudável. Bom trabalho!

Pode gostar também de ver:

Publicado por: Como Reciclar | Em: 6 de Fevereiro de 2013
Publicado em Metal com as etiquetas , , , , , , , . Salve o url nos favoritos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>