Como fazer papel reciclado

Como fazer papel reciclado

Quem já teve de fazer convites ou gosta de escrever uma carta no método tradicional, certamente já pensou como fazer papel reciclado de forma artesanal. Este tipo de papel é lindo, mas o preço não é nada giro. Por isso e porque quanto mais reutilizar o papel mais árvores estamos a poupar ao nosso planeta e consequentemente mais ar puro temos para respirar, não basta fazer uma correcta reciclagem do lixo quando depois continuamos a comprar sempre papel novo quando podemos usar o nosso próprio papel reciclado, vamos aprender então como fazer papel reciclado.

O papel reciclado artesanalmente tem um aspecto grosseiro dada a textura do papel, mas ao mesmo tempo delicado, porque se sente que é feito com as mãos, com muita dedicação,  por vezes até se consegue ver impressões digitais. Este trabalho é um processo moroso, mas relativamente simples de executar. Tal como muitos dos outros acessórios de artesanato com material reciclado, depois de terminado sentimos que colaboramos de alguma forma para uma sociedade mais consciente.

Materiais a utilizar para fazer papel reciclado

  • Papel limpo
  • cola
  • água
  • óleo essencial ao gosto
  • liquidificador
  • uma moldura com rede muito fina
  • panos limpos de algodão

Como fazer papel reciclado passo a passo 

como fazer papel reciclado passo a passo

1.º Passo: o primeiro passo é separa o papel cuidadosamente sem que este fique com sujidade, depois cortamos aos pedaços pequenos e colocamos num recipiente com água e deixamos repousar pelo menos 24 horas.

2.º Passo: depois do papel bem humedecido passa-se várias vezes por água para o papel ficar mais claro.

3.º Passo: Quando achar que está mais claro coloca no liquidificador. Mais ou menos por cada chávena de pasta de papel 2 litros de água, bate muito bem até não haver pedaço de papel inteiro, coloca um colher de cola branca uma colher de óleo essencial de amêndoas doces, ou qualquer outro óleo essencial. Se desejar que o papel fique ligeiramente aromatizado pode colocar óleo com o cheiro que deseja. Ou coloca óleo de amêndoas doces que não tem odor e depois coloca o perfume que mais gosta. Se não tiver óleo essencial pode usar o óleo dos bebés faz o mesmo efeito. Volta a bater para que a pasta fique bastante homogénea.

4.º Passo: Coloca a pasta de forma homogénea e numa camada fina na moldura e aperta com a mão ou uma prensa para que a água saia, quanto mais fina a cama da pasta mais fino o papel. É importante que fique bem prensado para que fique bem ligado. Neste passo pode juntar folhas, flores linhas ou outro tipo de adornos que queira conferir ao seu papel reciclado.

5.º Passo: O papel bem prensado o passo seguinte é colocar a secar para isso coloca o pano de algodão em cima da moldura e vira cuidadosamente coloca ao sol e deixa secar muito bem.

O papel reciclado tem imensas utilidades para além de postais ou cartas, cartões de visita ou convites também pode usar para forrar caixa ou cadernos, ou mesmo forrar um caderno para personalizar, a sua criatividade não tem limites. Depois de saber como fazer papel reciclado tenho a certeza que vai querer experimentar. Bom trabalho !

Publicado por: Como Reciclar | Em: 1 de Fevereiro de 2013
Publicado em Papel com as etiquetas , , , , , . Salve o url nos favoritos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *