Como reciclar um colchão

Como reciclar um colchão

O inverno tem sido rigoroso: frio,vento e muita chuva tem sido assim os dia por cá. Hoje o sol brilhou e o calor já se fez sentir na pele. É impressionante como um dia lindo pode alterar o nosso estado de espírito. Toda a cor que nos rodeia passa a ter mais vida, as árvores, as flores e o azul brilhante do seu transbordam uma energia que nos enche a alma.

Estes dias já nos dão alento para pensar em passear brincar ir à praia, hummm sabe bem , só de pensar. Como já partilhei convosco eu tenho dois sobrinhos uma menino com seis anos e agora uma menina que já fez um ano. Confesso que sou uma tia babada adoro brincar com os meus meninos e tento ter sempre os melhores momentos sempre que estamos juntos. Hoje lembrei-me de ensinar como reciclar um colchão velho e fazer um “trampolim” para animar as nossas tardes de calor.

Esta ideia não é nova este colchão já foi palco de grande diversão nas tardes de verão com o meu sobrinho. Felizmente sou uma afortunada, porque tenho espaço para o guardar de uns anos para os outros, mas hoje pensei e transforma-lo e dar-lhe um pouco mais de cor. As crianças e adultos, também vibram com a energia das cores, por isso resolvi partilhar convosco esta ideia de reciclar colchão.

Materiais para reciclar colchão

Um colchão velho pode transformar-se em aliando numa tarde de brincadeira com os vossos filhos, netos, sobrinhos ou amigos. Os saltos, as cambalhotas e as gargalhadas são o resultado desta ideia para reciclar colchão.  Para isso precisam de:

  • Colchão velhocolchoes
  • Tecido
  • Elástico
  • Máquina de costura
  • Material de costura
  • Molas

 

Passo a passo para reciclar colchão

Para iniciar este trabalho vão precisar essencialmente do colchão os restantes materiais podem fazer retalhos com restos de tecido ou aproveitar para usar peças de roupa que já não usam, ou se preferirem usar um tecido novo na medida do colchão. Para isso deve ter em conta a altura do colchão que também vamos forrar deixando uma margem de 10 cm para colocar por baixo e assim garantir que o colchão fica bem forrado.

Este trabalho assemelha-se a um lençol-capa de colchão, mas também poderia ser feito como quem faz uma fronha para uma almofada.  Comece por cotar o tecido à medida do colchão, como se trata dum trabalho grande, uma alternativa é colocar logo o tecido com o direito para dentro para ir pregando com a ajuda de alfinetes para facilitar o coser ou alinhavar antes de iniciar o processo de coser à máquina.

Lateral do colchão reciclado

Para  fazer a parte lateral provavelmente vai ter de juntar varias partes para conseguir a medida do perímetro do colchão. Esta peça  é uma tira grande de tecido com a medida da altura do colchão mais 10 a 15 cm para ficar por baixo do colchão sem que saia do lugar quando as crianças saltam.  Depois de ter a tira completa, faça uma bainha dupla com a largura do elástico, para que seja fácil de aplicar posteriormente.

No lado oposto vai coser à base. Para isso coloque o tecido em cima do colchão e vá pregando com alfinetes a tira de tecido que tem a medida do perímetro do colchão, lembre-se que deve pregar direito com direito para depois virar. Se achar conveniente pode alinhavar. Neste caso é uma costura simples, mas poderia fazer um rolinho e aplicar na costura para dar um ar mais sofisticado.

Últimos retoques na reciclagem do colchão

Depois de tudo cosido colocamos o elástico por forma a que fique uma margem na parte de baixo do colchão. Esta margem deve ser suficiente para que mesmo depois da animação, saltos e cambalhotas o colchão continue coberto com a capa colorida. Podemos ainda colocar um reforço, cozendo umas molas nas pontas de um elástico ( 2 vezes) para depois  cruzar e manter a capa sempre no lugar .

Se der uso à sua pode criar várias alternativas para reciclar um colchão como é o caso de almofadas grandes ou mesmo um sofá feito de paletes. Neste caso reciclar um colchão é um trabalho muito simples de fazer e garanto que compensa a dedicação e esforço com as gargalhadas  e animação das suas crianças. Bom trabalho.

Publicado por: Como Reciclar | Em: 13 de Março de 2014
Publicado em Decoração, Outros com as etiquetas , , . Salve o url nos favoritos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *