Como reciclar vidro

Como reciclar vidro

O vidro é um resíduo que não se decompõe com o passar dos anos. Quer isso dizer que se lançar uma garrafa de vidro num parque de merendas depois de terminar um piquenique ela irá estar lá à sua espera ano após ano cada vez que voltar ao mesmo local. Imagine se todos nós procedêssemos da mesma forma, certamente os locais para estes momentos de prazer, de partilha de de convívio com amigos ou familiares  não seriam assim muito agradáveis, por isso é importante saber como reciclar vidro.

Importância da reciclagem do vidro

Reciclar vidro é muito  importante para manter o meio ambiente limpo e saudável. Uma garrafa de vidro quebrada num pinhal podem ser a causa e a origem de um incêndio, por exemplo. O vidro é um material cortante portanto os mais descuidados e inocentes (as crianças) não tem noção do perigo ao manusearem qualquer objecto de vidro que fica por ai, o mais pequeno descuido é o suficiente para acontecer um acidente.

Para além de todos este factores é importante saber que por cada tonelada de vidro velho é possível poupar 400 kg de matéria prima (areia, calcário, e carbonato de sódio) para a produção de novo vidro e não menos importante são os combustíveis que se poupam nessa nova produção, menos emissão de gazes para o nosso planeta. Assim  sendo o a produção de vidro a partir de vidro reciclado permite poupar energia, diminuir a poluição da atmosfera e da água, diminuir o volume de resíduos municipais, e poupar matérias-primas naturais.

Optar por garrafas retornáveis foi em tempos muito utilizado, eu lembro-me dos garrafões de água serem de vidro e quando voltávamos à mercearia comprar água levávamos o garrafão vazio para trocar. Isto significa que as garrafas de vidro depois de um processo de lavagem, podem voltar a ser utilizadas com a finalidade original. Uma garrafa de vidro pode ser utilizada entre 40 a 60 vezes com poucos gastos de energia.

Como reciclar vidro, os processos da reciclagem

O primeira parte do processo parte da nossa atitude. Só poderá existir a reciclagem se nós fizermos a separação de resíduos de forma correcta e conscientes de que estamos a contribuir para a preservação do nosso planeta. No entanto, antes do processo de reciclagem do vidro podemos reutilizar os objectos de vidro dando-lhe uma nova utilidade como é o caso dos castiçais de garrafa de vidro, da queijeira de garrafão de vidro e muitas outras alternativas. Porém destes trabalhos surgem sempre alguns resíduos e para isso é importante ter noção da reciclagem do lixo fazendo a correcta separação.

Na primeira parte do processo de reciclagem, o vidro é fragmentado e separado dos elementos estranhos como papel, plástico, cortiça, metal, etc. Em seguida, é fundido a alta temperatura, desta forma obtém-se  uma pasta, que dão o nome de caolino, que é misturada com sílica, soda e carbonato de cálcio. Esta mistura é introduzida em moldes que resultam em novos objectos de vidro.

Espero que ao tomar conhecimento de como reciclar vidro corretamente o incentive a fazer parte deste processo, colaborando com a sua parte. Todos juntos somos muitos e o planeta agradece.

Pode gostar também de ver:

Publicado por: Como Reciclar | Em: 4 de Fevereiro de 2013
Publicado em Garrafas de Vidro, Vidro com as etiquetas , , , . Salve o url nos favoritos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>