Estante de caixas de madeira

Estante de caixas de madeira

A estantes são sempre um móvel muito útil, independentemente da sua função. Num escritório, numa sala, num quarto num closet, as hipótese de dar uso a uma estante de caixas de madeira.  Para além da funcionalidade são uma óptima peça de decoração em qualquer divisão. Podem guardar livros, bibelôs, roupa, sapatos, malas, louça, enfim, tudo depende das suas necessidades. Para além de elegante e útil a estante feita com caixas de madeira é muito económica, e amiga do ambiente.

Nos dias de hoje é muito importante reutilizar os produtos que aparentemente estão no fim do seu ciclo de vida. Preservamos o nosso planeta e não menos importante conseguimos obter produtos com as mesmas funções e funcionalidades a preços muito mais reduzidos, poupando no orçamento familiar cada vez mais reduzido. E ideias é o que não falta, quer seja um puff de pneu ou camas com paletes só precisa de boa vontade e alguma imaginação.

Materiais para a estante feita de caixa de madeira

Para construir a estante vamos precisar de caixas de madeira, o número de caixas depende do tamanho que pretende da estante e da área disponível. Tenha atenção o espaço onde pretende colocar a estante, se o espaço que tem é reduzido então não o preencha apenas com a estante feita de caixas de madeira, porque assim torna o ambiente carregado e certamente não é isso que deseja.

Para unir a caixas de madeira vamos precisar de parafusos e porcas. Mas antes de construir precisamos tratar a madeira, lixar e aplicar bondex e anti ácaros, se preferir pode pintar na cor que deseja, no entanto a cor natural da madeira é sempre um encanto para que gosta de madeira.

Primeiros passos para a construção da estante de caixas de madeira

O primeiro passo para a construção da estante de caixas de madeira é limpar as caixas de todas as impurezas que vão acumulando com o uso, pode lavar só com água ou usar lixívia para desinfectar, mas atenção à segurança e não faça este tipo de trabalho perto de crianças.

Depois de todo bem lavado deve deixar secar muito bem e só depois de bem seco proceda à fase de lixar as caixas para que não fique qualquer aresta que possa magoar ou estragar uma peça de roupa, por exemplo. A fase seguinte é aplicar o anti- ácaros e depois aplicar o bomdex e por fim pintar se assim o desejar.

Organizar as caixas de madeira para fazer a estante

Depois de todas a caixas preparadas vamos proceder à construção propriamente dita da estante. Podemos optar por várias alternativas, das quais destaco a de colocar as caixas na horizontal umas em cima das outras, na vertical ou alternar ambas.

Depende do seu gosto pessoal e da funcionalidade que deseja da sua estante. Ao colocar as caixas na vertical vai ficar com uma prateleira para coisas mais altas, por exemplo botas de cano alto. Ensaie e veja o que mais lhe convêm antes de unir as caixas uma à uma.

Fixar as caixas de madeira

Com a ajuda de um berbequim   faça os furos nos cantos das caixas e coloque os parafusos e as porcas para apertar e a estante feita com caixas de madeira ficar resistente e com segurança. Para que a segurança seja ainda maior pregue a estante à parede com a ajuda de escapulas para evitar algum acidente.

A madeira é para mim um material de requinte e conforto, adoro tudo o que é de madeira por isso sou fã desta estante feita de caixa de madeira, tal como adoro quase todo o tipo de artesanato com material reciclado. Para além de reutilizar produtos que já estavam destinado ao lixo esta estante é elegante, muito útil e económica. Se tem em casa caixas de madeira sem utilidade pense nesta ideia e construa também a sua estante de caixas de madeira. Bom trabalho!

Publicado por: Como Reciclar | Em: 13 de Março de 2013
Publicado em Decoração, Madeira com as etiquetas , , , , , , , , , . Salve o url nos favoritos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *