Estante original de madeira reciclada

Estante original de madeira reciclada

Como já partilhei convosco eu adoro madeira e quando encontrei esta imagem achei uma excelente ideia para fazer aproveitamento de tábuas de madeira que vão ficando de lado sem utilidade a encher a arrecadação e com os dias contados para ir para a lareira. Esta estante original de madeira reciclada é um peça que fica bem em qualquer canto mesmo que não lhe tenha um lugar de destaque reservado. Além disso é a estante perfeita para ter num quarto em conjunto com a cama de paletes.

Para quem tem de reserva a madeira é uma boa forma de a aproveitar, mas para quem não tem e ficou apaixonado pela ideia pode comprar uma prancha de madeira em qualquer loja de bricolage, nesse caso compre com uma espessura de pelo menos 4 cm.  Mas o melhor mesmo é aproveitar os restos de madeira que tem em casa. Assim poupa no orçamento e poupa o ambiente, o que se chama o 2 em 1.

Material para construir esta estante original

  • Madeira
  • Pregos
  • Régua e esquadro
  • Escapulas ou camarões para pregar a estante à parede

Se a madeira for o aproveitamento de restos de madeira que tem na arrecadação, tente usar todos os bocados com a mesma espessura. Se não for possível, teste antes de cortar e seja o mais harmonioso possível.

Construir a estante de madeira reciclada

Para construir a estante original é importante ter em conta a proporcionalidade das letras. Ou seja, devem ter a mesma altura e a mesma largura, com excepção dos prolongamentos como é o caso do L e do V. Eu penso que o tamanho 40 cm x 40 cm   é uma boa opção. Mas tenha atenção às dimensões do espaço onde pretende colocar a estante, se achar necessário faça a estante original mais pequena. 30 cm X 30 cm também fica uma estante com tamanho suficiente.

Vamos começar por fazer o L, cortando uma parte com 40 cm e outra com 80 cm, uma vez que a parte inferior do L é também a parte superior do O.  Com o esquadro e com a régua pregamos uma parte à outra de forma a ficar à esquadria.  Para fazer o O cortamos 2 partes com 40 cm pregamos começando pelo lado direito, depois a parte inferior e por fim o lado esquerdo. Utilizado a régua e o esquadro para ficar sempre à esquadria.

Para fazer o V em primeiro lugar medimos 40 cm para marcar o ponto onde fica a parte superior do E e só depois cortar as partes do V na diagonal mas de forma a que a altura do V seja 40 cm, por isso é melhor testar antes de cortar. A parte superior do E a largura é de 40 cm mais 20 cm  que será o ponto médio porque o V apenas assenta no vértice. Agora já podemos pregar o V, pregando o vértice ao E e a parte direita do V ao O. Para terminar falta cortar as restantes partes do E, ou seja 2 vezes 40 cm e a parte do meio de 15 cm. Pregar e está pronta a estante original.

As coisas simples conseguem sempre transbordar um certo encanto, como é o caso desta estante original de madeira reciclada. Basta usar a criatividade colocar mão à obra e as obras de arte vão surgindo aqui e ali. Para quem gosta de bricolage e artesanato, este tipo de reciclagem original e prática é ainda mais fácil. Bom trabalho.

Publicado por: Como Reciclar | Em: 9 de Fevereiro de 2013
Publicado em Decoração, Madeira com as etiquetas , , , , , , . Salve o url nos favoritos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *