Frascos de vidro reciclados

Frascos de vidro reciclados

O natal está à porta e o fervilhar de ideias para os presentes de Natal não para na minha cabeça. A família cresce de ano para ano e o orçamento via diminuindo, infelizmente não é proporcional ao crescimento da família. Neste momento atravessamos um período de crise, mas para as pessoas com imaginação há sempre um jeito de dar a volta por cima sem que isso nos afecte.

O natal é das criança, mas eu gosto de dar um mimo às pessoas que me são mais querida e que estou muito grata por fazerem parte da minha vida. Para isso nada melhor que oferecer algo que seja feito por mim com todo o meu amor e carinho. Este ano pensei em oferecer um cabaz de Natal com várias coisa feitas por mim, nomeadamente licores e frascos de vidro reciclados com biscoitos.

Já partilhei convosco que há dias que penso que sou louca em guardar tudo, só porque acho que acho que mais dia menos dia vou ter uma ideia brilhante para usar, aquilo, a que muitos chamam, de lixo. Ainda bem que sou uma afortunada por morar na aldeia com uma casa grande, garagem e armazéns, se não fosse assim não sei como conseguia ter espaço para guardar tanta coisa.

Preparação dos frascos de vidro reciclados

O primeiro passo para este meu trabalho foi guardar os frascos do café cá de casa, nem sei quantos tenho, porque já há mais de um ano que eu os guardo. Alguns já tirei os rótulos, a cola que fica e é  bem difícil de tirar, muitas vezes, mas o truque que eu uso é colocar os frascos em água a ferver e depois com a ajuda de uma faca raspo tudo até ficar liso, sem cola, depois passo com um esfregão verde e ficam a brilhar. Para além disso ainda vão à máquina de lavar loiça.

Como se trata de produtos alimentares antes de colocar os biscoitos vou esterilizar frascos e tampas depois de todo esse processo. Nas tampas coloco um cartão novo e depois dos biscoitos feitos coloco cola quente na abertura e colo um papel fino, para os frascos ficarem apenas com o ar que está lá dentro e assim os biscoitos se conservarem crocantes até ao momento de serem devorados. Sim devorados, completamente irresistíveis. Mas para além dos biscoitos podemos fazer com gomas, para as crianças, bombons, frutos secos, ervas aromáticas, enfim tudo o que possa vir a agradar quem vamos oferecer.

Decoração dos frascos de vidro reciclados

Depois dos biscoitos feitos, os frascos vedados, tampas posta, passo à decoração dos frascos de vidro. Aqui o gosto pessoal varia, e nesta fase podem dar asas à imaginação, colocar fitas de tecido, tapara as tampas com círculos de tecido ou papel e atar em volta fazendo um franzido. Depende de cada um de nós das pessoas a quem vamos dar, na maioria das vezes os gostos são completamente diferentes, umas são mais contemporâneas outras tradicionais.  Para além disso eu coloco etiquetas com o nome dos produtos  e nalguns casos coloco os ingrediente e a preparação.

Coisas simples que fazem sorrir as pessoas que gostamos. Para além dos frascos de vidro reciclados também podemos fazer para o mesmo efeito latas de biscoitos recicladas, ou caixas de sapatos, frascos de plástico, entre outros. Quando a imaginação e a criatividade imperam há sempre uma solução para transformar o velho em novo e assim poupar o nosso planeta reciclando. Boas reciclagens!

Publicado por: Como Reciclar | Em: 5 de Dezembro de 2013
Publicado em Vidro com as etiquetas , , , . Salve o url nos favoritos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *