Jogo da memória

Jogo da memória

Para entreter as crianças não precisamos de um orçamento muito avultado, ao contrário do que se possa pensar. Apesar das crianças de hoje estarem habituadas às novas tecnologias a atenção e a presença são muito valorizadas e importantes para elas. Por isso é importante brincar, e desenvolver actividades diferente em conjunto, para estabelecer um relacionamento de parceria e cumplicidade. Uma actividade possível é construir um jogo de memória com tampas de garrafão pet.

Juntar as tampas para fazer o jogo da memória

A primeira fase desta actividade pode ser considerada a e educação ambiental e a importância de reutilizar para preservar o ambiente e manter o nosso planeta saudável. Junte algumas tampas de garrafão para poder fazer o jogo da memória. Podem tampas de outra coisa qualquer, garrafa também serve apesar de serem mais pequenas, mas fica ao seu critério. Eu sugiro juntar 20, no entanto pode fazer o jogo com mais ou menos, mas não esqueça que tem de ser um número par.

Seleccionar ou desenhar imagens

A segunda parte desta actividade é a selecção das imagens ou fazer os desenhos. No caso de  desenhar sugiro que façam por famílias, por exemplo 2 frutas, 2 formas, 2 animais , uma lua e um sol, etc., isto porque é difícil fazer dois desenhos iguais para uma criança com a criatividade em efervescência.

Se  optar por seleccionar  imagens na Internet  por exemplo, escolha as imagens em conjunto com a criança, ela vai adorar. Pode optar por imagens do filme preferido ou dos desenhos animados que lhes despertam mais interesse ou pode optar por temas: animais, flores, frutos, legumes, carros, dinossauros. Enfim, as alternativas são muitas, depende dos interesses de cada criança.

Recortar e colar

O próximo passo é sempre uma grande animação, na maioria dos casos as crianças adoram fazer estas actividades de recortes e colagens. Para facilitar, uma vez que a destreza das crianças nem sempre é muita, e é uma óptima actividade para a exercitar, faça uns círculos da mesma dimensão que as tampas que escolheu e coloque as imagens no círculo. Assim é mais fácil para a criança cortar pelo risco.

Para fazer o recorte pode usar a as tesouras, mas atenção tesouras próprias para as crianças, ou pode utilizar a técnica do picotado. Lembro-me que adorava fazer estes trabalhos quando andava na 1ª classe, era sempre uma emoção. Depois de todos recortes feitos chegou a hora de colar nas tampas do nosso jogo da memória, e está feito o nosso jogo, pronto para passar bons momentos e acima de tudo proporcionar um desenvolvimento cognitivo e relacional das suas crianças.

Por vezes as pequenas coisas são as que proporcionam grandes momentos de prazer. Para além de passar uma bela tarde, manhã ou noite a construir o jogo da memória depois tem mais um um jogo para brincar, poupando no orçamento e sobretudo educando e preservando o nosso planeta. Se foi uma actividade que tanto você como a criançada gostou, pode também experimentar o jogo do mikado feito com paus de espetadas reciclados. Divirtam-se!

Publicado por: Como Reciclar | Em: 15 de Janeiro de 2013
Publicado em Tampas com as etiquetas , , , , , , , . Salve o url nos favoritos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *