Jogo do mikado

Jogo do mikado

Na hora do entretenimento das crianças é preciso muita imaginação e paciência. Se a criatividade imperar aposto que a paciência chega naturalmente. É muito importante no desenvolvimento da criança a criação de coisas diferentes e divertidas, em conjunto com as pessoas que amam com certeza que os frutos ainda serão maiores. Para isso sugiro que façam em conjunto um jogo do mikado, reciclando os pauzinhos das espetadas ou em alternativa o jogo da memória.

Poucas são as famílias que não fazem espetadas para a refeição seja elas de carne, peixe, vegetarianas ou de frutos. Normalmente os pauzinhos das espetada vão directamente para o lixo sem pensar na sua utilidade, é muito mais simples colocar no lixo. Porém estes pauzinho aparentemente no fim do seu ciclo de vida, como produto usado na espetadas, pode ganhar nova vida e dar origem a um novo produto, o jogo do mikado.

Para realizarmos o jogo basta guardar os pauzinhos e se não tiverem as pontas em bico podemos fazer o bico com um apara lápis. Quando tivermos a quantidade  suficiente (41 pauzinho), passar uma bela tarde de trabalhos manuais com os seus filhos, sobrinhos ou afilhados.

Pintar os pauzinhos das espetadas para o jogo do mikado

Para pintar os pauzinhos com as crianças é preciso ter em atenção que as tintas a utilizar têm de ser próprias para as crianças para evitar a intoxicação. Convém proteger a roupa e tudo o que está por perto… as festa vai imperar os pincéis ganham vida própria e nunca se sabem a direcção que tomam. Se tiver oportunidade de fazer este jogo do mikado ao ar livre melhor.

Tintas para pintar os paus do jogo do mikado

Para pintar os pauzinhos do jogo do mikado precisamos das cores preto, azul, vermelho, amarelo e verde, de um frasco que já não tem uso para colocar água, um pano velho para limpar os pincéis e uma caixa de ovos para colocar as tintas.Está tudo apostos para colocar mãos à obra.

Pode optar por pintar o pauzinho na totalidade ou pode usar a imaginação a criatividade impera. Riscas aspirais flores, corações, estrelas… inventem e passem uma bela tarde de sorrisos e gargalhadas juntos em ambiente de pura diversão.

Regras do jogo do mikado

Pontuação do jogo do mikado:

1 Mikado Preto _________________________________ 20 pontos
5 Pauzinhos azuis_______________________________ 10 pontos, cada
5 Pauzinhos vermelhos___________________________ 5 pontos, cada
15 Pauzinhos amarelos___________________________ 3 pontos, cada
15 Pauzinhos verdes_____________________________ 2 pontos, cada
Total de pontos: 170

Instruções do jogo do mikado

Segure os pauzinhos na mão, de maneira que o punho repouse na mesa. Ao abrir a mão  os pauzinhos cairão sobre a mesa, formando um círculo. É permitido ao jogador lançar novamente os pauzinhos se o primeiro lançamento não correr bem.

O jogador tenta apanhar, individualmente, os pauzinhos com os dedos, sem que os outros se mexam. Quando o mikado preto for apanhado, pode ser utilizado para apanhar outros pauzinhos. É carregando com o dedo na ponta do pauzinho que o último pode ser apanhado com maior facilidade.

Sempre que  outro pauzinho se mexer, passa a vez a outro jogador. O jogo acaba quando todos os pauzinhos tiverem sido apanhados. O vencedor será aquele que conquistar mais pontos.

Aqui fica a sugestão para passar bons momentos de partilha educação e diversão com as vossas crianças. Poupa no orçamento, ganha muitos sorrisos e  a cumplicidade que faz parte  nestes momentos de partilha no momento de fazer este jogo do mikado e mais tarde jogando. Divirtam-se com muito amor e carinho.

Publicado por: Como Reciclar | Em: 15 de Janeiro de 2013
Publicado em Madeira com as etiquetas , , , , , , , , . Salve o url nos favoritos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *