Luminária de caixa de ovos

Luminária de caixa de ovos

Já há algum tempo que andava a namorar esta ideia, como já se devem ter apercebido sempre que me vão aparecendo ideias criativas quando ando a navegar na internet, partilho-as convosco na nossa página no face, na nossa página. Esta luminária feita de caixa de ovos estava na minha lista de coisas a fazer. Eu gosto de pormenores únicos na decoração dá-me gozo criar objectos personalizados,  para fazer esta luminária lembrei-me de reutilizar as velhinhas lâmpadas da árvore de natal cá de casa e fazer uma luminária de caixas de ovos.

Na datas de celebração das festas como no Natal e na Pascoa damos especial atenção à decoração das nossas casas, um arranjo aqui, a árvore de natal ali, umas velas no parapeito da lareira  o cheirinho a pinho por todo o lado. Adoro!Mas o que me fascina ainda mais, é a luz. O Natal tem uma luz especial e esta luminária feita com caixa de ovos dá um brilho especial a qualquer casa, mas não vai ficar guardada na caixa das coisas do Natal, vai permanecer na minha decoração o ano todo. Confesso, eu sou uma romântica, adoro os pequenos pormenores e gosto de uma decoração com significado, peças que sussurram aos nossos ouvidos momentos vividos, histórias de família, viagens, aventuras. Para mim a decoração de uma casa é como um puzzle que se vai construindo, onde tudo encaixa na perfeição. Os espaços vazios vão sendo preenchidos com pedaços de nós. Algumas peças feitas por mim outras que compro, mas para mim só faz sentido assim. Há momentos em que me apetecia compra qualquer coisa só para uma parede não ficar vazia, mas na hora de comprar não encontro nada que me agrade, porque nada faz sentido.

Materiais para construir a luminária de caixas de ovos

Devo ter visto esta ideia pouco depois do natal de 2012 e desde ai que tenho guardado as caixas de ovos. Ultimamente não tenho conseguido armazenar muitas, porque a minha mãe decidiu ter galinhas,  o ovos caseiros são muito melhores que os de compra, mas quando as galinhas não dão rendimento, lá vem uma caixa para a minha colecção. As caixas de ovos podem ser usadas para fazer muitas coisas, no ano passado eu ofereci os ovos de chocolate da Pascoa ao meu sobrinho numa linda caixa de ovos. Claro que foram embrulhados numa pequena partida: ele pensava que eram ovos verdadeiros, para fazer mousse de chocolate. Mas ideias não faltam para reutilizar as caixas de ovos. Também já vi um espelho espectacular feito com flores feitas de caixas de ovos, por exemplo.

Para fazer a luminária vamos precisar de:

  • Caixas de Ovos
  • Cola quente (pistola de cola quente)
  • Tinta ao gosto
  • Recipiente com água

Como fazer a luminária de caixas de ovos

Para fazer as flores de caixas de ovos existem várias técnicas, depende do gosto pessoal, o tempo que dispõem para as fazer e da criatividade de cada um de nós. Depois de várias pesquisas optei por fazer rosas.

Em primeiro lugar, vamos corta a parte onde o ovo assenta, esta parte é uma espécie de quadrado que podemos formar quatro pétalas, podemos fazer as pétalas de uma forma rústica rasgando à mão o cartão das caixa ou podemos juntar os lados e cortar com a ajuda de uma tesoura de forma a que  as pétalas fiquem simétricas. Para fazer uma rosa precisamos de duas partes compostas por quatro pétalas  e ainda uma parte que faz o olho da rosa. O olho pode ser feito com uma tira da lateral das caixas, fazendo uma espiral ou com uma parte igual à das quatro pétalas mas desta vez, enrolada, ou seja enrolando as pétalas umas sobre as outras  até formar o olho da rosa. Como quero colocar a pequena lâmpada no olho da rosa optei pela segunda hipótese. Para que as pétalas fiquem com um aspecto menos direito tal como as caixas, com os dedos ligeiramente molhados damos forma côncava da pétala.

O passo seguinte é colar umas às outras. Começamos por colar o olho da rosa deixando espaço para a pequena lâmpada depois, com cola quente colamos as duas partes com as quatro pétalas de forma a que estas fiquem desencontradas e por fim juntamos ao olho. Os restos de papel das caixas de ovos podemos utilizar para reciclar o papel artesanalmente, nas nossas casas.

Antes de pintar deixamos secar completamente, e fazemos um furo no cento (com o diâmetro inferior ao tamanho da lâmpada para que esta depois se ajuste se necessário podemos colocar também cola a fixar a lâmpada à rosa. Convém deixar secar bem,  caso contrários vai interferir na pintura. Para pintar podemos optar por um efeito degrade, pintando com um tom mais escuro as pontas das pétalas e com um tom mais claro a base das pétalas, assim estamos a fazer um efeito que torna a rosa mais real.

Para concluir a luminária feita de caixas de ovos apenas temos de fazer tantas rosas quantas lâmpadas temos, depende do comprimento da extensão que dispomos, no meu caso são muitas. Mas o resultado final compensa o esforço realizado. Adoro este toque de romantismo. Esta Luminária vai ficar pendurada no espelho do meu quarto funcionando como luz de presença. Mas não sei por quanto tempo, porque adorei a ideia do espelho feito com flores de caixas de ovos, acho que fica mesmo bem no meu espelho. Espero que gostem e tirem partido de mais esta ideia de reutilizar objectos que supostamente iriam para o lixo ou mesmo papelão. Assim estamos a contribuir para um mundo melhor fazendo a reciclagem. Bom trabalho.

Publicado por: Como Reciclar | Em: 6 de Março de 2014
Publicado em Decoração, Papel com as etiquetas , , , , , . Salve o url nos favoritos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *