Puff de pneu com corda

Puff de pneu com corda

A reciclagem de pneus é sem duvida uma grande preocupação para todos os que tem consciência dos seus malefícios para o meio ambiente. Hoje em dia a nova regulamentação incentiva a reciclagem dos pneus, no entanto ainda deixa muito a desejar. A consciencialização das consequências da não reciclagem vão sortindo alguns efeitos, no entanto ainda há muita estrada a percorrer para que a reciclagem seja  uma preocupação de todos nós e para todos nós, por um planeta melhor. Por isso e com a preocupação de deixar um mundo habitável e saudável para os mais pequenos vamos realizar um puff de pneu com corda, reutilizando um pneu fora de uso.

Existem muitas formas de transformar um pneu em puff, mas hoje vamos falar apenas da transformação do puff de pneu com corda de sisal.

Materiais a utilizar para a transformação do puff de pneu

  • cola branca para madeira
  • corda de sisal
  • placa de madeira com a largura do diâmetro do pneu
  • pés em madeira
  • pregos, parafuso, bucha de fixação
  • cartão

Este puff de pneu é muito simples de realizar. Basta tecer uma espécie de manta de corda que vai tapar o pneu na totalidade, como se fosse estufar normalmente. Depois é só aplicar uma base de madeira com 4 pés em madeira que se encontram facilmente nas casas da especialidade, também pode optar por colocar rodinhas depende do estilo da sua casa e do seu gosto pessoal.

Construção do puff de pneu

tecer com corda para o puff de pneu

Para construir o puff de pneu com corda em primeiro lugar vamos tecer a cobertura de corda. Para isso podemos usar a técnica de tecelagem e neste caso em forma de círculo. O diâmetro do círculo vai depender do tamanho do seu pneu. A medida do círculo a tecer deverá ter o diâmetro do pneu+ a medida da largura do pneu+ 8 cm, para o acabamento ficar perfeito, desta forma o acabamento fica ocultado pela base de madeira.

Pronta a cobertura de sisal colocamos em cima do pneu. Ao tirar o nosso trabalho do tear de cartão atamos nas pontas uns cordões de sisal e ajustamos a cobertura o máximo possível ao pneu, esticando essas cordas. Quanto mais esticado e ajustada estiver a cobertura de sisal, mais resistente e seguro fica o acento.

Depois de forrar o puff de pneu com corda, vamos cortar um círculo em madeira com o diâmetro do pneu colocamos os pés em madeira ou as rodinhas, aparafusando ou pregando mas fica mais seguro com parafusos, no caso dos pés antes de aparafusar na totalidade coloque cola branca. Só depois deste passo podemos unir a base de madeira ao puff de pneu com corda de sisal.

bucha de fixação para o puff de pneu

Para unir a base de madeira ao pneu usa uma bucha de fixação que ao apertar comprime e faz com que a estabilidade do puff de pneu com corda seja muito maior. Faz pelo menos seis furos na madeira e no pneu coloca a bucha e depois coloca um parafuso e o parafuso vai enroscar na bucha que com  a pressão comprime e permita maior estabilidade porque neste caso o ponto de união não tinha muita estabilidade. Desta forma fica muito mais seguro do que utilizando apenas os parafusos.  E está terminado o nosso puff de pneu.

Esta é uma ideia muito elegante de reciclar os pneus velhos e fora de uso. Assim estamos a contribuir para um ambiente melhor e para a preservação do nosso planeta, e ao mesmo tempo estamos a personalizar a nossa casa dando-lhe mais conforto. Este puff de pneu reciclado é o chamado  ”2 em 1″, amigo do ambiente e um charme em qualquer casa. Bom trabalho!

Pode gostar também de ver:

Publicado por: Como Reciclar | Em: 26 de Janeiro de 2013
Publicado em Pneus com as etiquetas , , , , , . Salve o url nos favoritos.

7 Respostas para Puff de pneu com corda

  1. sonia sa disse:

    Muito lindo esse trabalho, Chique e elegante para uma varanda gourmet bem rustico, vou copia essa ideia fantátista. Parabéns. porfavor mande mais ideias pra eu fazer puf.

  2. DENY MELO disse:

    Adorei a ideia, vou copiar, achei elegante e lindo. P
    arabéns pela criatividade!

  3. Maria de Jesus Futado Brandão disse:

    adorei sua idéia do puff de pneu vou copiar parabéns.

  4. Eric Messias disse:

    Não entendi a parte de tecer. Pode explicar melhor ou me indicar um vídeo ou matéria sobre o assunto?

  5. thelma el orra disse:

    amei a ideia ,genial,vou fazer e depois conto com ficou

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>