Quadro com rolos de papel reciclados

Quadro com rolos de papel reciclados

Na hora de colocar alguma coisa no lixo eu penso sempre numa possível utilidade. Transformar o que é suposto ir para o lixo num objecto de bom gosto é para mim um grande desafio. As inspirações são muitas por todo o lado, revistas, Internet etc. Para além de poupar  no orçamento estamos a preservar o ambiente. Quando penso na quantidade de lixo que cada pessoa produz, diariamente, fico arrepiada e faz-me pensar no futuro dos mais pequenos. Por isso, vou partilhar convosco uma das inspirações que vi por ai e que me encantou de tanto charme o quadro com rolos de papel reciclados.

Na verdade o quadro com rolos de papel reciclados assemelha-se aos trabalhos em ferro forjado, arte que sempre fez parte do meu dia à dia, a arte do meu pai, trabalhar com o ferro. Talvez por isso o meu encanto. Sou grande admiradora desses trabalhos e se estivermos minimamente atentos nas ruas da cidade há magníficos trabalhos nas varandas dos prédios mais antigos, simplesmente, adoro. Passear pelas ruas de Lisboa ou do Porto de cabeça erguida e em constante contemplação dessa arte, que é trabalhar o ferro. Pena quando isso acontece a máquina fica sempre em casa e os registos são apenas de memória. Mas como  diz uma amiga minha “havemos de cá voltar” para os registos fotográficos.

Cortar os rolos de papel

Para realizar este tipo de trabalho é preciso juntar alguma quantidade de rolos de papel, normalmente guardo os rolos de cozinha e os de papel higiénico. Nem sempre são isentos de marcas, mas isso resolve-se com uma pintura posterior ao trabalho realizado. Para além dos rolos de papel também é conveniente ter tiras de papel para fazer junções de flores, por exemplo. O objectivo é reciclar, não é preciso comprar, pode usar as embalagens de cartão se não for muito grosso e guardar tudo.

Cortar os rolos de papel para o quadro

Começamos por cortar os rolos de papel e as tiras independentemente da espessura que cortar é conveniente cortar sempre na mesma medida. Eu optei por escolher 1,5 cm de espessura. Pode cortar com uma tesoura x acto ou com uma guilhotina, o que facilita muito o trabalho e a perfeição do corte. Por acaso tenho a sorte de ter em casa uma, emprestada de  uma amiga. Resta colocar mãos à obra e cortar “montes” de círculos e tirinhas para realizar o quadro de rolo de papel.

Montar o quadro com rolos de papel reciclados

Depois de cortar os rolos de papel de os achatar ligeiramente e cortar as tirinhas  de papel, podemos começar a planificar o quadro de rolo de papel. Para quem tem arte para o desenho pode optar por fazer o plano num esboço antes de começar a fazer a montagem do quadro com rolos de papel reciclados, mas para que precisa de sentir, de tocar, de ver ao vivo e a cores pode fazê-lo como se de um puzzle se tratasse. Para quem gosta de criar, de usar a imaginação e dos trabalhos manuais é uma excelente terapia de relaxamento. Desfrute ao máximo este pequenos prazeres.

Moldura para o quadro com rolos de papel reciclados

Plano elaborado passamos à colagem, mas antes precisamos definir qual vai ser a moldura. Podemos temos várias alternativas, podemos usar cartão e fazer a moldura em cartão, ou usar um cartão sem moldura, ou usar uma tela e colar na tela. A escolha é sua depende dos trabalhos, do que tem disponível ou das vossa preferências.

Pintar o quadro com rolos de papel reciclados

Depois de tudo colado passamos à pintura. A cor depende do seu gosto pessoal ou da sua necessidade, pode usar tinta acrílica, com brilho ou sem brilho ou pode usar tinta spray. Eu acho mais prático a tinta spray porque chega facilmente a qualquer recanto. No entanto a decisão é sua. Importante referir que deve manter as regras de segurança básicas, cuidado com a protecção dos olhos e utilização de mascara, a tinta é um produto altamente tóxico. Faça este trabalho longe da curiosidade das crianças!

Mais um trabalho que pode fazer usando produtos que já não serviam para nada a não ser encher o nosso planeta de lixo. Reciclar é fácil e os trabalhos realizados podem ser encantadores e requintados como é o exemplo deste quadro de rolos de papel reciclados. Bom trabalho!

Publicado por: Como Reciclar | Em: 14 de Janeiro de 2013
Publicado em Papel com as etiquetas , , , , , , , . Salve o url nos favoritos.

3 Respostas para Quadro com rolos de papel reciclados

  1. irlla mariana birinu durans disse:

    amei muito legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Boa tarde:
    Eu Aurora Ribeiro, venho solicitar a venda de «materiais» para artesanato reciclado como cápsulas de café nespresso, rolos de papel higiénico ,rolos de cozinha, revistas, jornais, pacotes de leite, cadeiras velhas, guardachuvas velhos, garrafas de plástico, papéis,telas para arranjos florais, desperdícios de lãs, 3 televisões, e muito mais.
    Espero que me contactem pois preciso URGENTEMENTE de vender.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *