Queijeira de garrafão de vidro reciclado

Queijeira de garrafão de vidro reciclado

Quem pensa que reciclar é monótono e feio está longe de conhecer a arte de reciclar. Dar vida a objetos que já cumpriram a finalidade para que foram concebidos e muitas vezes estão a caminho do lixo é uma arte e pode ser fascinante, criativa e de uma beleza extrema, associada ao requinte e charme que se lhe pode conferir como é o caso desta queijeira de garrafão de vidro reciclado.

Para quem aprecia estar no conforto do lar como eu, e gosta de decoração aliada à utilidade e prática, tem uma tendência natural para prestar atenção a pequenos pormenores, que fazem uma grande diferença. Para além de gostar de pequenos pormenores, adoro a diferença e o meu toque pessoal, por isso gosto de personalizar, dar o meu cunho pessoal a quase tudo o que me rodeia. E aos poucos vou tornando o meu lar o meu espaço à minha medida, muito pessoal o que para mim é essencial.

A decoração e a utilização de alguns utensílios de cozinha, para mim, é fundamental  que seja prática e aliada ao bom gosto e charme. Nem sempre é fácil encontrar os objetos que satisfaçam os dois requisitos em simultâneo. Mas quando isso acontece e a um custo reduzido eu fico muito feliz. E fico ainda mais feliz quando esses objetos são feitos por mim. E confesso que adoro poder dizer : “fui eu que fiz”. Eu sei que é o ego a falar mais alto, mas uma pessoa não é de ferro, tem de ter alguns defeitos, não pode ser só qualidades.

Como cortar garrafa de vidro para a queijeira de garrafão de vidro reciclado

Para cortar a garrafa de vidro existem vários métodos eu vou dar a conhecer dois dos que eu aconselho. Mas antes, convém salientar que o vidro é um material perigoso, cortante e que deve ser manuseado com toda a segurança. Usando luva, avental, óculos de proteção e sobretudo estar num local seguro, onde as crianças não circulem, para prevenir acidentes.

1.º Método – O método do cordão de algodão

Para cortar o vidro por este método para além de todos os objetos que zelam pela sua segurança vai precisar de:

corte de garrafa de vidro manual

  • Garrafa ou garrafão de vidro
  • Cordão de algodão (grosso)
  • Álcool
  • Tesoura
  • Fósforos
  • Balde com água

Usando toda a proteção necessária vamos embeber o cordão de algodão em álcool (em abundância) e atar o cordão à garrafa exatamente no local onde pretendemos cortar a garrafa, esta deve conter água até á medida que desejamos cortar, apertamos muito bem o cordão e cortamos o excesso remanescente ao nó. Com o fosfore deitamos fogo ao cordão e esperamos que apague sozinho. Depois submergimos a garrafa na água do balde e após essa fase fazemos pressão e a garrafa parte facilmente.

Este método é muito caseiro e fácil de executar por qualquer pessoa que goste de trabalhos manuais.

2.º Método – Resistência elétrica

maquina para cortar garrafa de vidro

O segundo método é mais complicado de fazer caso não saiba trabalhar com material
elétrico ou não tenha alguém que o faça por si. Eu tenho a sorte de ter um pai engenhoso que sabe fazer estas coisas, o problema é que nem sempre está disponível para atender os meus pedidos. No entanto já existe no mercado pequenas máquinas para cortar vidro que trabalha com este método.

Com duas placas de cimento ou tijolos faz-se uma base, onde vai assentar a garrafa de vidro, e coloca-se uma resistência que irá ligar à correte até ficar em brasa. Deverá ter um suporte que irá manter a garrafa sempre no mesmo lugar para o corte ficar direito. Para ajudar também a resistência deverá estar embutida no cimento/ tijolos, uma vez que com o calor dilata e fica mais mole  o que vai fazer com que o corte não fique certo.

Está tudo pronto para colocar a garrafa no lugar ligar a resistência e rodar a garrafa até partir. É sempre bom referir que deve tomar todas as precauções de segurança que advém de trabalhar com material elétrico. Depois de saber como cortar as garrafas/ garrafões de vidro está pronto para dar largas à sua imaginação e criatividade como é o caso desta proteção para queijos.

Para fazer esta queijeira de garrafão de vidro reciclado, para além de precisar do garrafão médio, vai precisar de uma rolha de cortiça e de uma base de madeira. Normalmente existe à venda nas casas de especialidade de utensílios de cozinha base de madeira que pode perfeitamente utilizar para a realização desta proteção de queijos feita de garrafão de vidro. Simples, original, prática e com muito charme. Agora, basta colocar mãos a obra e faça você mesmo a sua própria queijeira de garrafão de vidro reciclado. Bom trabalho.

Publicado por: Como Reciclar | Em: 8 de Janeiro de 2013
Publicado em Garrafas de Vidro com as etiquetas , , , , , . Salve o url nos favoritos.

5 Respostas para Queijeira de garrafão de vidro reciclado

  1. Sônia Pereira disse:

    Boa noite! Linnnda demais a sua queijeira. Essa base de madeira é linda!! Queria uma. Vc vende? Aguardo notícias… Boa noite.

  2. Ivanilde Gonçalves disse:

    Olá!!!
    Amei a queijeira de garrafão de vidro transparente e gostaria de saber se está à venda. Se estiver, qual o custo e como faria para recebê-la caso aceitasse comprar?
    Muito obrigado!

  3. Pedro disse:

    A reciclagem é um fator em nossas vida. Ótimo conteúdo, mas gostaria de saber qual o tipo de resistência que deverei usar na rede 120.

  4. rute ribeiro disse:

    Já agora a queijeira de garrafão de vidro transparente também
    Muito obrigado!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *