Reciclagem do lixo

Reciclagem do lixo

Quando falamos em reciclar nem sempre associamos o devido conceito. Reciclar é reaproveitar matérias que já estão em fim de vida e supostamente iriam para o lixo e entrando neste processo de reciclagem do lixo vão ser utilizadas como matéria-prima para novos produtos. O papel o vidro o metal e o plástico são exemplos de materiais que podem ser reciclados. A reciclagem do lixo para além de evitar o tratamento final dos resíduos como é o caso do aterros  e incineração, minimiza a utilização de recursos naturais na produção de novos produtos.

Diferença entre reciclar e reutilizar

Reciclagem é diferente de reutilização. Reutilização consiste em usar um material já existente e em fim de vida para lhe dar uma nova vida,  na grande maioria das vezes com um objetivo diferente do inicial como é o exemplo disso é transformar as garrafas de vidro em castiçais ou utilização de uma matéria que apesar de não voltar ao seu estado original pode ser usada como matéria prima. Como é o caso da pasta de papel ou do vidro depois de derretido. São matérias utilizadas no processo produtivo de outros bens como é o caso do papel reciclado, não é possível transformar essa pasta em papel normal.

A reciclagem do lixo pressupõe transformar os resíduos, depois de devidamente separados, de forma a obter o seu estado original, podendo assim voltar a entrar no ciclo de produção exactamente como as mesma características que a matéria prima original. Como é o caso das latas de alumínio, depois de derretidas voltam ao seu estado original, podendo voltar entrar no processo produtivo das latas de alumínio.

Separação dos resíduos na reciclagem do lixo

ecoponto para fazer a reciclagem do lixo

Para que se possa fazer a reciclagem e reutilização dos resíduos é necessário que seja feita a separação do lixo. E este processo começa na casa de cada um de nós, o deveria começar. Isto porque apesar das campanhas de publicidade dos alertas para a destruição do planeta. Ainda é preciso batalhar para consciencializar a população do seu contributo para que o planeta continue a ser habitável. Sim há recursos essenciais à vida humana que estão em risco e bastava  referir a água potável mas também vou acrescentar o ar que respiramos. Vale muito a pena pensar nisto. Comece já a fazer a sua parte. Faça a separação do lixo na sua casa, no trabalho onde quer que esteja. Todos juntos somos muitos.

Quando se fala na separação dos resíduos associamos logo essa separação às cores Amarelo, Azul e Verde. Por incrível que possa parecer há muito adulto que ainda não sabe ao certo onde colocar o quê? É mais provável as crianças saberem esta lição. Eu recorri à informação dada pela Sociedade Ponto Verde para não me falhar nada.

Ecoponto Amarelo

No ecoponto amarelo devem depositar-se embalagens de plástico e de metal e embalagens de cartão para bebidas.

Plástico

Depositar: Garrafas e Garrafões de água, garrafas de óleos alimentares, embalagens de manteiga e margarina, garrafas de sumos, sacos de plástico, bisnagas de mostarda e ketchup, garrafas de vinagre, esferovite, garrafas de lixívia, vasos de plástico, frascos de champô, garrafões de óleo de motor, embalagens de detergente e de produtos de higiene, embalagens de iogurtes líquidos e sólidos, filmes plásticos, embalagens de batatas fritas e aperitivos, cabides de plástico que vêm com a roupa, copos de plástico, tampas de plástico e sacos de ráfia (batatas e cebolas).

Não depositar: Garrafões de combustível, baldes, cassetes de vídeo, canetas, CD’s e DVD’s, rolhas de cortiça e talheres de plástico.

Metal

Depositar: Latas de bebidas, tubos metálicos de pasta de dentes, latas de conserva, caricas, tabuleiros de alumínio, latas de leite em pó, cabides metálicos, aerossóis vazios, tampas metálicas de champanhe, latas de leite condensado e de fruta.

Não depositar: Electrodomésticos, pilhas e baterias, tachos e panelas, ferramentas e talheres de metal.

Embalagens de cartão para bebidas

Depositar: Pacotes de leite, pacotes de vinho, pacotes de sumo, pacotes de natas e polpa de tomate.

Ecoponto Azul

No ecoponto azul devem depositar-se embalagens de papel e cartão bem como jornais, revistas e papel de escrita.

Depositar: Caixas de cereais, papel de escrita, envelopes (não é preciso tirar as janelas), caixas de bolachas, cintas de packs de garrafas, papéis de impressão, papel de embrulho, caixas de cartão de ovos, lista telefónicas, cartas, sacos de papel para o pão, sacos de comida para animais e caixas de pizza (sem gordura).

Não depositar: Papel autocolante, sacos de cimento, papel plastificado, toalhetes e fraldas, papel de alumínio, lenços de papel sujos, embalagens de cartão com gordura, papel de cozinha, guardanapos sujos e embalagens de produtos químicos.

Ecoponto Verde

No ecoponto verde devem depositar-se embalagens de vidro

Depositar: Garrafas de água e sumos, garrafas de azeite, garrafões, frascos de doce, boiões (sem tampa), frascos de azeitonas e pickles, garrafas de vinho e cerveja e frascos de Perfume e cosmética.

Não depositar: Materiais de construção civil, janelas, vidraças, espelhos, lâmpadas, chávenas, jarras, cristal, copos e embalagens de medicamentos.

Ecoponto Vermelho

Depositar: Pilhas

Não depositar: Baterias de automóveis; Baterias de brinquedos; Baterias de electrodomésticos; Pilhas de relógios de pulso; Pilhas recarregáveis.

Ecocentro

O ecocentro é um parque amplo com contentores de grandes dimensões destinados à recepção e armazenamento de resíduos, de forma separada, para posterior tratamento e reciclagem do lixo.

Madeira

Depositar: Caixas de horto-frutícolas, embalagens de vinhos, paletes de madeira e embalagens de queijos.

Não depositar: Embalagens contendo cimento, betume ou alcatrão, embalagens de madeira revistas de materiais que não sejam facilmente eliminados.

Além da madeira o ecocentro recebe outros materiais como entulhos, ramos de árvores e aparas de jardim, electrodomésticos velhos,  baterias, óleos usados, sofás, colchões, paletes e caixas, móveis, restos de jardim, computadores e impressoras, etc.

Como podemos constatar reaproveitar os produtos que estão a caminho do lixo está nas nossas mãos. Podemos decidir entre colocar no lixo vulgar ou separar e contribuir para todo este processo de reciclagem do lixo e reutilizar. Hoje pode não ver a diferença entre uma atitude a a outra mas mais tarde os mais novos vão sentir na pele de uma forma ou de outra. Espero que seja da melhor forma e que este planeta seja habitável por muitos e muitos anos.

Pode gostar também de ver:

Publicado por: Como Reciclar | Em: 30 de Janeiro de 2013
Publicado em Sobre reciclagem com as etiquetas , , , , , , , . Salve o url nos favoritos.

Uma resposta para Reciclagem do lixo

  1. maria inez rodrigues alves disse:

    Eu gosto muito de reutilizar objetos que já está no final de vida, e fazendo isto estou ajudando
    o meio ambiente. Na minha casa tenho muitas coisa bonitas que transformei em decoração.
    Se todos fizessem isto o meio ambiente agradeceria.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>