Reciclar lápis de cor

Reciclar lápis de cor

Quem tem crianças ou é dedicado às artes pensa muitas vezes no que fazer aqueles lápis de cor que vão ficando perdidos no fundo de uma gaveta, por um motivo ou por outro. Às vezes são simplesmente postos de parte porque compramos uma caixa com mais de outra marca, outras porque vão ficando gastos e as crianças já não gostam deles, muitas são as razões para os colocar de parte e na maioria dos casos no lixo. As sugestões para reaproveitar os lápis de cor são muitas, aqui ficam exemplos de acessórios que pode realizar para reciclar lápis de cor.

Juntar os restos dos lápis de cor

O primeiro passo é juntar os restos dos lápis de cor, existe sempre um ou outro no canto de uma gaveta, seja qual for o motivo. Depois fazer um procura exaustiva no fundo das gavetas vamos agrupa-los por cor, verificar as quantidades e por fim analisamos as possibilidades de utilização. Depois dessa análise passamos à elaboração de um plano de orientação. Para que tem arte para o desenho pode fazer um esboço, o que vai facilitar imenso na hora da construção dos acessórios.

Corta os lápis de cor

cortar e furar lapis de cortico-tico manual

Dependendo do seu plano os lápis de cor podem ser cortados todos à mesma medida e ficarem certinhos ou pode optar por coloca-los de tamanhos diferente, ascendente ou descendente, por exemplo.

Para cortar os lápis de cor pode usar um tico-tico manual ou só a própria lamina, uma vez que os lápis são objectos pequenos. Se tiver um torno de bancada facilita o seu trabalho porque mantém o lápis firme. quer para cortar quer para furar quando é essa a opção.

Fazer os acessórios  com os lápis de cor reciclados

pulseira de lapis de cor reciclados

Se tem meninas em casa aposto que vão adorar a ideia fica aqui a sugestão de uma mola para o cabelo e uma pulseira super giras e originais que combina com várias cores.

Para fazer a pulseira sugiro que corte várias cores com um tamanho aproximado 1 cm. O ideal seria conseguir cortar todos ao mesmo tempo, com a ajuda do torno de bancada.

Depois de ter os lápis de cor todos cortados  e furados com uma broca de 1 mm, pode ser de forma manual ou com uma aparafusadora, vamos montar a pulseira. precisamos de um fio de nylon (Fio de Pesca)  e de um fecho,  que se pode comprar nas casas da especialidade. Formamos a pulseira e está feito o nosso trabalho.

mola para cabelo reciclada

Para realizar uma mola para o cabelo não precisa de fazer o furinho nos lápis de cor, basta cortar e a medida depende se a criança já é grandinha ou se é pequenina.

Depois é só conjugar as cores e colar à mola que se adquire nas retrosarias, por exemplo. Na conjugação das cores pode optar por um degradê. Neste caso, também fica giro tamanhos diferentes, ascendente, por exemplo. A criatividade é sua.

Estas são duas sugestões para reciclar lápis de cor que vão ficando no fundo de uma gaveta, sem utilidade e destinados a ir para o lixo mais dia menos dia. Agora viu como pode transforma-los em lindos acessórios dando-lhes uma nova vida. Espero que goste tanto quanto eu e acima de tudo sirva de base para dar largas à sua imaginação, pode também experimentar fazer a cabeceira de corações, que é uma forma divertida de reciclar pedaços de cartolina. Bom trabalho!

Publicado por: Como Reciclar | Em: 16 de Janeiro de 2013
Publicado em Acessórios com as etiquetas , , , , , . Salve o url nos favoritos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *