Reciclar latas de biscoitos

Reciclar latas de biscoitos

No natal as ideias para os presentes vão fervilhado. Há pouco tempo passei por um post no facebook que dizia: ” em tempo de crise, tire o “S” da crise e crie. Ora nem mais, é nestes momentos que descobrimos, em nós, algo de extraordinário. Criatividade, imaginação e uma força incansável para superar os obstáculos que vão surgindo. O Natal  é um momento de partilham, de solidariedade, nesta época gostamos de presentear as pessoas que mais gostamos, que estão ao nosso lado, como forma de agradecimento por fazerem parte do nosso dia à dia. Tal como a ideia dos frascos de vidro, hoje deixo-vos a ideia para reciclar latas de biscoitos.

Como já partilhei convosco eu guardo tudo aquilo que acho que mais dia menos dia encontro uma solução para transformar em algo.  Existem no mercado alguns biscoitos que vem em caixas de lata, pois claro que eu sempre que aparecem cá em casa depois de comermos os biscoitos, as guardo. Ás vezes não sei o que fazer a tanta coisa. Mas mais dia menos dia surge uma ideia e lá se vai o stock.

Preparar as latas de biscoitos

As latas vão ficando de lado tanto tempo que ás vezes ganham ferrugem, por isso a primeira fase é a preparação das latas de biscoitos. Começamos por lixar com uma lixa fina, de forma  a remover a ferrugem e a tinta ou autocolantes da lata. Depois de bem lixado, limpamos com o pano seco para tirar o pó deixado e pintamos com tinta spray própria para evitar o aparecimento da ferrugem.

Para que a lata de biscoitos fique sempre bonita e no futuro não volte a aparecer a ferrugem é importante este primeiro passo, caso contrário o surgimento de ferrugem é natural acontecer. Se pretende um trabalho feito com qualidade e duradouro não deve passar à frente esta etapa. como dizia a minha bisavó :”ninguém pergunta quanto tempo demorou a fazer mas sim quem fez? ” As pressas muitas vezes são inimigas da perfeição.

Decoração das latas de biscoitos recicladas

Depois da primeira etapa feita e depois da tinta estar bem seca segue-se a fase da decoração da lata. Existem várias técnicas que podemos usar para transformar uma lata velha numa linda lata de biscoitos. Podemos apenas pintar, para os que têm dotes artísticos, fazer colagens depois de pintar numa cor base ao gosto e a condizer com os ornamentos que vamos usar, podemos usar o biscuit ou fimo para fazer a decoração, são muitas as hipóteses, mas eu vou usar a técnica de decoupage.

Técnica de decoupage para a reciclagem das latas

Podemos definir a decoupage  como a arte de revestir uma superfície com gravuras. A palavra decoupage é de origem francesa e significa recortar gravuras de papel e com estas revestir objectos de metal, madeira vidro e tecido.

Para fazer decoupage existem vários tipos de papel específicos e próprios  para esta técnica, no entanto o guardanapos de papel são também muito usados e mais em conta, na maioria das vezes que o papel próprio. Basta encontrar guardanapos com os desenhos que procuramos e o nosso trabalho fica mais em conta.

Existem várias formas para executar esta técnica a minha é muito simples. Na maioria das vezes escolho um guardanapo que posso usar na totalidade sem precisar de fazer recortes, mas ás vezes também os faço, depende do que estou a decorar. O guardanapo normalmente tem três folhas, tiro as folhas brancas deixando apenas a que está impressa.

Depois de ter o guardanapo pronto a colar passo a colo branca, uma camada fina e se estiver calor vou borrifando com água para não secar, e vou colado o guardanapo com cuidado e com a ajuda dos dedos. Pode ficar com um efeito enrugado ou liso isso depende do gosto e do trabalho que se está a executar. Depois de seco volto a passar cola branca para ficar com mais brilho. Esperar que seque e está finalizado o nosso trabalho. Este tipo de técnica pode ser utilizada em várias vertentes, como madeira, vidros e até tecido.

Resta fazer os biscoitos, embrulhar em papel de seda e já está terminado o trabalho de reciclar latas de biscoitos. Esta é mais uma sugestão de reciclagem para presentes nesta época doce de afectos e de carinhos.

Publicado por: Como Reciclar | Em: 4 de Janeiro de 2014
Publicado em Metal com as etiquetas , , , . Salve o url nos favoritos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *