Tapete de cordas e lã

Tapete de cordas e lã

Quem gosta de crochet e tricot muitas vezes acaba por juntar bocados de lã que sobra dos trabalhos que vai fazendo. E tenho a certeza que os guarda bem guardadinhos a pensar numa possível utilidade. Há dias encontrei esta imagem na Internet e achei muito interessante para utilizar os fios que vou juntado e já me andam a incomodar. Este tapete de cordas e lã é uma boa ideia para reciclar lã e cordas que vão sobrando e ficando num canto sem lhe dar o devido uso.

Este tapete de cordas e lã reciclados é feito da junção de vários círculos tecido em tear redondo. Este tipo de trabalho faz-me lembrar os tempos de escola, quando andava na Tele-escola e na disciplina de trabalhos manuais fizemos uma trabalho com este tipo de tear. Eu fiz uma malinha de tiracolo,  lembro-me muito bem das cores, era em tons de verde garrafa e vermelho. A bolsa foi feita num tear quadrado, neste caso apenas muda a forma porque todo o processo é semelhante.

Planear o tapete de cordas e lã

A primeira fase da execução do tapete de cordas e lã recicladas é elaborar um plano. Neste plano vamos ter em conta as lãs que temos e as cordas para definir a dimensão do tapete. Cá em casa é hábito brincarem comigo porque raramente começo por fazer um trabalho pequeno seja qual for a técnica, quer a domine ou não. Isso quer dizer que gosto de trabalhos que se veja o resultado.  E tenho a certeza que quando decidir fazer este tapete não vai ser excepção, mas se gosta de começar por trabalhos mais pequenos para aprender a opção é sua.

Este tapete é composto por círculos de vários tamanhos e nalguns casos também tem elipses (tipo olho). Aparentemente parece que são feitos enrolando em caracol mas não é o caso porque não daria estabilidade e para tapete tem de ser resistente.

tear de cartão para o tapete de cordas e lã

Vamos começar por fazer em cartão resistente 6 tamanhos diferentes de círculos, recortamos cada um e vamos dividir fazendo traços no cartão. primeiro em 4 partes, depois em 8 em seguida 16 e por ultimo em 32 partes. Esta divisão depende do tamanho dos círculos os mais pequenos não precisão ser divididos em 32 partes. Depois da divisória vamos cortar cada uma, mais ou menos 1,5 cm e começamos a passar um fio. Neste caso este fio convém ser resistente porque se trata da base do tapete.

Tecer os círculos do tapete de corda e lã

tecer o tapete de cordas e lãO tear está montado agora vamos dar asas à criatividade tecendo diferentes texturas e cores. Juntamos lã  com sisal, podemos fazer uma corda de pompons, ou utilizar a lã de pompons, podemos  fazer trança com várias texturas e só depois tecer a trança, pode enrolar um fio de lã na corda de sisal para dar mais cor, pode usar várias espessuras de corda de sisal , enfim as possibilidade são muito variadas, depende dos materiais que dispõe.

tecer as linhas e cordas do tapete de cordas e lã

Para tecer os círculos começa por dar um nó no centro do tear de forma a que o nó fique voltado para a parte de baixo e vai passando o fio pelos fios do tear, alternado uma vez por cima outra por baixo, fazendo caracol. Conforme a sua preferência alterna as cores e texturas. No entanto confesso que na minha opinião a cor é que torna este trabalho vistoso e alegre.

Montar o tapete de cordas e lã

Depois de ter todos os círculos tecidos passamos à fase da montagem. Antes de começar a coser os círculos uns aos outros, ensaie para ver qual a melhor combinação. Se achar que há algum espaço por preencher então pense em ter por exemplo uma elipse para esses espaços. Só depois de fazer o ensaio então passamos a coser uns aos outros. Podemos coser com sisal  ou podemos optar por fio de pesca que torna o acabamento mais perfeito e quase invisível.

Este trabalho é prova de que reciclar lã e cordas pode ser muito divertido colorido e útil. Sim, porque este tapete  de cordas e lã é um charme em qualquer divisão, seja num hall de entrada ou numa sala, só depende da decoração. Espero que gostem e se divirtam a transformar aqueles restos de lã e cordas que ficaram de lado, neste lindíssimo tapete reciclado, se tiverem restos de cartolina experimentem fazer uma cabeceira de corações. Bom trabalho.

Publicado por: Como Reciclar | Em: 24 de Janeiro de 2013
Publicado em Artesanato com as etiquetas , , , , , , , . Salve o url nos favoritos.

Uma resposta para Tapete de cordas e lã

  1. Ana disse:

    Parabens!!!! Ideias fantásticas
    Estou a fazer o tapete de corda e pompons. Será que me poderia dia qual o diametro da corda q utilizou e dos pompons?
    Obrigada.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *